MOTORALF - Frajola Motopeças Ltda.
Motonotícia
Home Motonotícia

Dezembro/2004
Tiro Certeiro
 

Uma das maiores fábricas de motos da Inglaterra, a Royal Enfield se destacou por inovações como corrente de transmissão, cárter seco, câmbio no pé ...

Já famosa por fabricar rifles, a Enfield Manufacturing Company, da pequena cidade inglesa de Redditch, próximo a Birmingham, começou no ramo das duas rodas em 1983. Um início bastante simples, vendendo bicicletas com a marca Enfield, fabricadas pela Eadie Company.Três anos depois, aproveitando a explosão de vendas desse tipo de veículo, a Enfield comprou Eadie Company, e passou a fabricar suas próprias bicicletas.
Em 1899 a Enfield produziu seu primeiro veículo motorizado, um triciclo que utilizava um motor De Dion montado entre as duas rodas traseiras. Derivado deste triciclo, surgiu também um quadriciclo, com mesmo motor. A diferença, além de ter duas rodas dianteiras era uma cadeira para um passageiro na frente do quadriciclo. Esses veículos ficaram em linha até 1903 – nessa época foi acrescentado o Royal ao nome da fábrica.
A primeira motocicleta da Royal Enfield foi lançada em 1901, utilizando um motor belga Minerva de 221cc montado na frente, sobre a roda dianteira. A fábrica inglesa teve sua produção parada em 1905 e reiniciada em 1910, ano em que adquiriu motores Mag de dois cilindros em V (350cc e 1.000cc) e motores dois tempos de 225cc para compor sua linha de modelos. Nesse mesmo ano surge uma de 425cc, dois cilindros em V e 2,25cv de potência – mas o grande diferencial para a época era uma bomba de óleo mecânica, e não mas as bombas manuais que precisavam ser acionadas constantemente...
Para os anos que viriam, foram adquiridos também motores ingleses Jap, com cilindros que variavam de 248 a 498cc. A partir de 1925 foram lançados modelos que utilizavam motores de válvulas laterais da própria marca, de 346cc, 488cc e 976cc. A Royal Enfield foi a primeira a utilizar cárter seco e corrente na transmissão secundária. E pensar que, a outra inovação da marca, era câmbio no pé, foi vista como uma idéia extravagante... Em 1933 surgem as primeiras Bullet, com monocilindros quatro tempos de 250, 350, e 500cc.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, novos modelos: Meteor (692cc), Super Meteor (uma Meteor mais sofisticada), Prince (uma dois tempos de 148cc), Crusader (248cc), Continental (monocilindro OHV de 248cc) e Interceptor (736cc), que atingia pouco mais de 70 Km/h... Em 1947 houve uma revitalização dos modelos G e J: a principal novidade foram os garfos telescópicos, que não existiam na primeira versão, lançada em 1936.
Em 1949, a fábrica britânica introduz uma Bullet monocilindro de 350cc uma das primeiras a usar balança traseira. Um ano depois vinha uma nova Bullet de 500cc, vencedora de várias competições, o que deu grande fama ao modelo Bullet.
Em 1945 o governo da Índia importou 400 motos inglesas para uso militar e fiscalização de suas fronteiras. Um ano depois, o governo indiano fez novos pedidos – porém, pela elevada quantidade, seria melhor estabelecer uma fábrica na Índia: a Madras Motors entrou como parceria local. Em 1955 foi estabelecida a Enfield India Ltd.; de início as peças eram enviadas para serem montadas na Índia, mas um ano depois as bullets já eram totalmente fabricadas em Madras.
Na década de 60 a Royal Enfield conviveu com uma série de problemas financeiros e, após muitas tentativas de se salvar, fechou as portas em 1971.
A Enfield Índia foi comprada em 1994 pelo grupo Eicher, que em 1999 inaugurou uma nova fábrica, equipada com maquinário moderno.
Atualmente, cerca de 10.000 motocicletas são fabricadas por ano em Madras, e exportadas para mais de 20 países.

 
Fonte: Revista Duas Rodas Motociclismo, Julho de 1980 - Nº 61, pág. 3.
Use capacete. Respeite a vida.
Contribuição: Ralf Kyllar