Uma
das maiores fábricas de motos da Inglaterra, a Royal Enfield
se destacou por inovações como corrente de transmissão,
cárter seco, câmbio no pé ...
Já
famosa por fabricar rifles, a Enfield Manufacturing Company, da pequena
cidade inglesa de Redditch, próximo a Birmingham, começou
no ramo das duas rodas em 1983. Um início bastante simples, vendendo
bicicletas com a marca Enfield, fabricadas pela Eadie Company.Três
anos depois, aproveitando a explosão de vendas desse tipo de
veículo, a Enfield comprou Eadie Company, e passou a fabricar
suas próprias bicicletas.
Em 1899 a Enfield produziu seu primeiro veículo motorizado, um
triciclo que utilizava um motor De Dion montado entre as duas rodas
traseiras. Derivado deste triciclo, surgiu também um quadriciclo,
com mesmo motor. A diferença, além de ter duas rodas dianteiras
era uma cadeira para um passageiro na frente do quadriciclo. Esses veículos
ficaram em linha até 1903 – nessa época foi acrescentado
o Royal ao nome da fábrica.
A primeira motocicleta da Royal Enfield foi lançada em 1901,
utilizando um motor belga Minerva de 221cc montado na frente, sobre
a roda dianteira. A fábrica inglesa teve sua produção
parada em 1905 e reiniciada em 1910, ano em que adquiriu motores Mag
de dois cilindros em V (350cc e 1.000cc) e motores dois tempos de 225cc
para compor sua linha de modelos. Nesse mesmo ano surge uma de 425cc,
dois cilindros em V e 2,25cv de potência – mas o grande
diferencial para a época era uma bomba de óleo mecânica,
e não mas as bombas manuais que precisavam ser acionadas constantemente...
Para os anos que viriam, foram adquiridos também motores ingleses
Jap, com cilindros que variavam de 248 a 498cc. A partir de 1925 foram
lançados modelos que utilizavam motores de válvulas laterais
da própria marca, de 346cc, 488cc e 976cc. A Royal Enfield foi
a primeira a utilizar cárter seco e corrente na transmissão
secundária. E pensar que, a outra inovação da marca,
era câmbio no pé, foi vista como uma idéia extravagante...
Em 1933 surgem as primeiras Bullet, com monocilindros quatro tempos
de 250, 350, e 500cc.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, novos modelos: Meteor (692cc),
Super Meteor (uma Meteor mais sofisticada), Prince (uma dois tempos
de 148cc), Crusader (248cc), Continental (monocilindro OHV de 248cc)
e Interceptor (736cc), que atingia pouco mais de 70 Km/h... Em 1947
houve uma revitalização dos modelos G e J: a principal
novidade foram os garfos telescópicos, que não existiam
na primeira versão, lançada em 1936.
Em 1949, a fábrica britânica introduz uma Bullet monocilindro
de 350cc uma das primeiras a usar balança traseira. Um ano depois
vinha uma nova Bullet de 500cc, vencedora de várias competições,
o que deu grande fama ao modelo Bullet.
Em 1945 o governo da Índia importou 400 motos inglesas para uso
militar e fiscalização de suas fronteiras. Um ano depois,
o governo indiano fez novos pedidos – porém, pela elevada
quantidade, seria melhor estabelecer uma fábrica na Índia:
a Madras Motors entrou como parceria local. Em 1955 foi estabelecida
a Enfield India Ltd.; de início as peças eram enviadas
para serem montadas na Índia, mas um ano depois as bullets já
eram totalmente fabricadas em Madras.
Na década de 60 a Royal Enfield conviveu com uma série
de problemas financeiros e, após muitas tentativas de se salvar,
fechou as portas em 1971.
A Enfield Índia foi comprada em 1994 pelo grupo Eicher, que em
1999 inaugurou uma nova fábrica, equipada com maquinário
moderno.
Atualmente, cerca de 10.000 motocicletas são fabricadas por ano
em Madras, e exportadas para mais de 20 países.


