|
Os esforços
de motorização nos diversos exércitos europeus
se deu de forma lenta e gradual a partir de 1910, a motocicleta com
para fins militares foi empregada em grande quantidade durante a primeira
guerra mundial (1914 – 1918) por diversos países, desde
simples motocicletas para serviço de mensagens, até armadas
com metralhadoras, para diversas funções. Para se ter
um idéia da importância deste veículo, só
o exército alemão operava em 1914 cerca de 4.000 motocicletas.
No
pós-guerra, seu desenvolvimento foi acelerado, principalmente
nos anos 30, cabendo sua produção à firma Belga
FN da cidade de Herstal, importante fabricante de armas
até os dias de hoje. Esta firma produzia motocicletas desde 1902
e desenvolveu, partindo de um modelo civil, a motocicleta militar FN
M86 adotada em grande quantidade pelo exército Belga,
inclusive na versão com side car. A motocicleta FN M86
é um derivado da FN M85 de 500cc, civil, que
passa a ter 600cc.
Em 1935 esta empresa apresenta ao Exército Belga uma versão
muito curiosa da M86, totalmente blindada, armada de
metralhadora ou fuzil metralhador também de sua fabricação.
Sua blindagem é constituída de duas partes, uma para o
side car, com viseiras e abertura frontal para o armamento e lateral
para proteger o artilheiro e a outra para proteger o piloto da moto,
tendo uma escotilha na frente, com uma viseira, que pode ser operado
aberto ou fechado, protegendo todo o seu corpo.
Ironicamente o Exército Belga não aceita esta versão,
alegando problemas com o peso e sua deficiência para locomoção
em terrenos acidentados, pelo fato de só ter uma roda tratora
na parte traseira, o que limitava em muito sua manobrabilidade, isto
sem levar em conta o peso da blindagem. Isto só será sanado
no modelo M12, versão sem blindagem, que terá diferencial
traseiro e eixo cardam, tornado-a desta forma numa excelente moto, tanto
que o Exército Alemão a utilizará na frente russa,
as mesmas motos capturadas aos belgas em 1940.
Mas a produção não será encerrada, vários
países irão adquirir diversos modelos da Moto
Blindada FN M86, como a Argentina (?), Bolívia (13 motos),
China (13 motos), Romênia, Venezuela (25 motos), Yemen (7 motos)
e Brasil (2 motos), menos de 100 foram produzidas.
No Brasil elas foram incorporadas na Polícia Especial de
São Paulo, criada pelo governo federal em 21 de junho de
1935, sendo que boa parte de seu equipamento, moderno para a época,
era oriundo em sua maioria da Holanda e Bélgica, onde no mesmo
ano de sua criação foram adquiridos veículos blindados
holandeses sobre rodas Wilton Fijenoord e junto com eles vieram estas
duas estranhas motocicletas blindadas que chegaram em abril de 1936,
para reprimir manifestações nas ruas de São Paulo.
Seu armamento, na versão brasileira, consistia numa metralhadora
alemã Bergmann MP 28.II, calibre 9mm, produzida na Bélgica
pela firma FN sob licença da Schmeisser alemã,
a partir de 1934.
Nenhuma sobreviveu para ser preservada, no Brasil, e nem os museus militares
belgas possuem um exemplar desta estranha motocicleta blindada. Elas
tiveram uma vida muito curta, pois a Polícia Especial foi extinta
em 1945 após o fim do Estado Novo.
DADOS
TÉCNICOS:
Fabricante: Fabrique Nationale d`Armes de Guerre, FN, Herstal.
Modelo: FN M12 blindée 3x1.
Motor: FN, um cilindro, refrigerado a ar, 600cc, a gasolina, 20bhp,
quatro marchas acionadas no pé.
Transmissão: Corrente.
Sistema de freio: mecânico.
Tração na roda traseira.
Peso sem blindagem: 175kg.
Distância entre eixos: 1,38m.
Pneus: 4,00 x 19.
Rodas: diâmetro 19”.
|
|
Motocicleta
blindada FN M86 em desfile de apresentação na cidade
de São Paulo, em abril de 1936. Notar a blindagem da mesma.
Crédito da foto: Seção de
periódicos, biblioteca do autor.
|
|
|
|
|
|
Vista
lateral esquerda da motocicleta blindada FN M86 da Polícia
Especial de São Paulo, em 1936. Notar a escotilha do piloto
e a posição da arma no side car.
Crédito da foto: Seção de
periódicos, biblioteca do autor.
|
|
|
|
|
|
Detalhe
da blindagem do piloto na motocicleta FN M86 da Polícia Especial
de São Paulo.
Crédito da foto: Seção de
periódicos, biblioteca do autor |
|
|
|
|
|
Detalhe
da blindagem do side car. Notar a viseira e a metralhadora Bergman
MP 28 II, calibre 9mm, na motocicleta FN M86 da Polícia Especial
de São Paulo.
Crédito da foto: Seção de
periódicos, biblioteca do autor
|
|
|
|
|
|
Detalhe
da escotilha blindada aberta na motocicleta FN M86 da Polícia
Especial de São Paulo.
Crédito da foto: Seção de
periódicos, biblioteca do autor
|
|
|
|
|
|
Detalhe
do chassi do side-car da FN M86 e seu sistema de transmissão.
Crédito da foto: FN, Herstal. via Jacques
Maertens.
|
|
|
|
|
|
Detalhe
do chassi do side-car, roda motriz e motor da FN M86.
Crédito da foto: FN, Herstal, via Jacques
Maertens.
|
|
|
|
|
|
Motocicletas
blindadas FN M86 do Exército Chinês, em 1936.
Crédito da foto: FN, Herstal, via Jacques
Maertens. |
|
|
|
|
|
Conjunto
de Motocicletas blindadas FN M86 do Exército da Venezuela
em 1934.
Crédito da foto: FN, Herstal, via Jacques
Maertens |
|
|